sábado, 27 de novembro de 2010

As vezes eu gostaria de ser um pena
Voando por ai
Seguindo as correntes de ar
Flutuando levemente
Suavemente
Sem me importar
Quase sinto o vento
Me levando
Passando levemente por entre meus braços
E meu corpo livre pelo espaço
Liberdade
Isso é liberdade

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Descarrego (Ou sobre o que significa realmente cativar )

Eu fiz um amigo novo. Esse amigo é divertido e incrivelmente legal de se estar por perto. Mas ele me suga. Ele é quase um stalker. Hoje ele deixou de entrar no onibus pra me seguir até em casa. Ele está apaixonado por mim. Porque? Porque ele está em meio a trevas. Ele é um vacuo em pessoa. Eu sinto isso. Ele suga toda energia em volta dele. Há uma atmosfera horrivel ao redor que suga. É uma energia que tem uma grande afinidade com a minha. Eu conheço a dor dele. Eu já estive onde ele esteve. Ainda assim. Eu sai. Eu venci. Eu lutei. Mas parece que ele quer desistir. E ele me usa como fonte de energia. Ele me absorve. Ele me suga. Uma energia positiva que eu lutei durante muitos anos pra conquistar.
Eu gostaria de ajuda-lo. Mas como eu posso ajudar? Alguem que não quer ser ajudado? Alguem que quer se embebedar pelas trevas. Alguem que não tem a coragem de lutar pra sair dessa depressão? Eu me perguntava isso quando comecei a entende-lo. Ele diz que nunca teve amigos. Que passou grande parte da vida sozinho. E que eu fui um dos primeiros amigos dele. Mas ainda assim. Ele faz comigo o que um dia eu fiz com outro amigo meu. Eu tive medo. Medo de perde-lo. Eu queria provas de que nossa amizade era real. E todo dia. Toda hora. Eu queria que ele me desse provas de que ele continuaria meu amigo. E é isso que eu sofro. Ele espera que eu prove toda hora que sou amigo dele. Ele quer que eu prometa espera-lo quando estiver ausente. Ele espera que eu seja capaz de 24 horas de convivio.
Talvez eu esteja exagerando (sempre exagero algumas coisas, mas ainda assim ajuda a ilustrar o que quero dizer)
Isso tudo me fez pensar e finalmente entender. O porque.
Nao era realmente culpa do outro. Porque o que é uma amizade afinal? Não existe numa amizade "se voce fosse meu amigo voce faria tal coisa". Porque? Porque nao existe cobranças em amizades. Ao menos não deveria existir. E isso me lembrou numa historia sobre o Pequeno Principe.

“ Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra. Os teus me chamarão para fora da toca, como se fosse música.”

E eu comecei a pensar o verdadeiro significado de Cativar. E é isso que realmente é uma amizade. Quando você cativa alguem. Quando você cativa alguem, esse alguem vai gostar de você sempre. Vai gostar de ser seu amigo. Vocês vao discutir, brigar, as vezes. Mas ainda assim, a amizade perdura. Porque? Porque criou-se um laço. Que une duas pessoas. E isso continua por muito tempo. Como diria Stephen King, "Um Ka-tet só é desfeito com morte ou com traição".
Então eu finalmente entendi. Porque se preocupar? Cobrar? Eu posso contar com dois exemplos de amizade que são realmente interessantes pra mim. Onde não há cobranças. Onde tudo é natural. Tudo FLUI. As coisas simplesmente são. Nossas afinidades simplesmente são paralelas, e mesmo estando separados, conseguimos nos juntar quando podemos pra comer uma batata frita e contar sobre nossas vidas.
E eu tento com todas minhas forças trazer minhas amizades pra esse nivel. E creio que algumas mudaram bastante desde então. E é verdade o que dizem. "Amizade são como as estrelas, não precisamos ve-las pra saber que estão lá" Não precismos de provas. De certezas. Não precisamos ouvir todo dia um "eu te amo, meu amigo". As vezes basta você ter fé numa amizade. Acreditar que se duas pessoas estão unidas por um laço. Não importa o quanto o tempo passe. A amizade perdura. Mesmo ao fundo. Suave.
E é isso que eu aprendi. Depois de tudo. Eu finalmente obtive uma resposta.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Quando tudo desaba

Aquela sensação de que tudo se perde. De que nada mais vale a pena. Todos teus sonhos, toda suas esperanças destruidas, e ninguem te escuta la em cima. Por mais que você grite, chore, implore. Parece que ninguem te escuta, que suas preces são em vão. E ainda assim, tudo aquilo que voce acreditava cai por terra. E todo milesimo de esperança parece te fugir. Parece te esvair pelos dedos. Eu não aguento mais. Desculpa, mas minha solidão está me sufocando. Não aguento mais passar os dias sozinho. Acordar, procurar alguem que não existe, cada carro que passa, cada pessoa que respira, uma esperança nasce e logo morre. Passo os dias, tentando, procurando, esperando que alguem me veja, Que alguem me salve disso tudo. Mas parece que ninguem existe pra mim. Caminho sozinho durante a noite, horas a fio, procurando, esperando achar alguma coisa, alguma coisa que me salve. Mas nada. Volto sozinho pra casa toda noite. Onde passo horas sozinho. Até dormir sozinho e sonhar com alguem que não existe. Para depois novamente não saber se foi tudo só mais um sonho ou se realmente estou acordando sozinho. E isso se repete. Um ciclo vicioso. De solidão. Onde não posso amar ninguem. Onde eu amo quem nunca poderia me amar, enquanto não consigo amar quem realmente me ama. Talvez seja minha sina. As vezes realmente não sei se não seria mais facil, ficar naquele sonho. Com aquele alguem que não existe. Pra nunca mais ter que acordar. Sozinho.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Sobre tudo aquilo que eu ainda não sei

As vezes tudo parece dar certo. As vezes tudo começa a funcionar. E quando voce menos espera obstáculos surgem no caminho e a critica por todos os lados. Se pelo menos essa gente ficasse em silencio. Sabe. Silencio. É muito mais importante eu pensar, eu tentar, eu me programar,do que voces ficarem me lembrando do que eu não sou, do que eu não faço e de como eu não ligo. Não importa o que eu faça, Não importa o quanto eu prove, que sou mais forte, que sou mais capaz do que eles pensam. Eles continuam agindo como se eu fosse alguem sem opinião. Sem planos. Que precisa ser lembrado de fazer um relatório. Como se eu não soubesse. As pessoas são muito afobadas. Pressa. Sempre correndo. Eu não gosto disso. Eu não acredito nisso. Eu não acredito que se preocupar de mais antes de saber o que está realmente acontecendo funciona. Eu não acredito em apressar pra fazer as coisas, tudo tem seu tempo certo. Eu acredito realmente que você não deve forçar as coisas. Você não deve simplesmente querer carregar deus e todo mundo nas costas, porque "mais tarde voce vai ter mais tempo pra descansar" isso sim eh uma ilusão. Quando voce termina uma coisa logo outra surge, e outra e mais outra. É muito melhor voce saber dividir, o que voce tem, e se programar da melhor forma pra aproveitar seu tempo sem enlouquecer, do que agir de forma rabugento, se escravizar pra fazer tudo de uma vez, sacrificar horas de descanso, pra depois quando chegar no final, voce se sentir cansado de mais pra descansar, e logo logo o jogo muda, e voce tem que continuar.
Por isso, eu acredito. Se acalme. Pare, Respisra. Olhe em volta. Não é o fim do mundo. Relaxa um pouco, tome um banho morno. Refresque-se. Não se afobe. Quanto mais você se estressa. Mais pressão voce sofre, e quanto mais pressão, mais dor você vai sentir. Simplesmente relaxa, Tudo vai dar certo. Olhe pro relógio. Veja quanto tempo demora pra passar um minuto. As vezes parece que as horas voam. Mas olhe de novo. 1, 2, 3, 4... O relógio faz tic tac, E um minuto demora pra passar. Demora até demais muitas vezes. Então relaxe. O tempo é seu amigo. Não perca o tempo.

sábado, 6 de novembro de 2010

3 de Novembro

A vida muda, os pássaros voam, os carros buzinam.
Horas, Dias, Meses. Quanto tempo passa ?
Esse ano continua deslizando, correndo, cada vez mais rápido
O tempo se perde, o tempo se esvai e parece que a ampulheta logo vai girar e recomeçar.
As coisas mudam e as pessoas mudam. Nossos sonhos ficam (ou não)
Mas nada me impede de olhar pra trás e dizer as palavras que eu sei que te devo.
Muita coisa se passou. Muita água passou por de baixo da ponte.
Somos ainda os mesmos de sempre?
Ou somos completamente diferente de quando nos conhecemos?
Nossas ilusões parecem distantes.
Mas ainda assim. Quando tudo começou.
Eu ainda era uma criança. Sabia quase nada da vida.
As maiores experiências da minha vida foram aquelas de 2007
Quando eu aprendi sobre o que é ser um humano. Um amigo. Uma pessoa comum.
Mesmo que pra isso eu tenha que ter perdido e machucado as pessoas a minha volta.
Mas aquilo tudo foi um começo de um livro estranho.
Um livro que mais tarde você veio a protagonizar alguns capitulos.Uma amiga. Uma professora. Um amor.
Me ouvindo. Brigando comigo e ainda assim vendo o que eu teimava que ninguem via.
Sua bondade quase ingenua e seu temperamento as vezes quase explosivo.
Wittgenstein, Com certeza não acharia filósofo melhor pra te comparar.
Até seu nome está escrito no meio.
Sempre tentando viver sua própria filosofia.
Chegando a desmaiar e adoecer para alcançar certos objetivos.
Uma visão tão grande. Que chega a me admirar. Mesmo sendo tão desajeitado seu jeito de lutar.
Você tem uma inocencia muito grande e uma visão romantica do mundo.
Que acaba te cegando muitas vezes em determinados momentos.
Em compensação em outros você acha coisas que raramente alguem se preocuparia em procurar.
E assim você vai levando. É perigoso. É um presente e uma maldição.
Mas isso era o que você era.
Ou ao menos como eu te via.
Mas eu que te pergunto.
E hoje quem é você ?
Eu sempre tive medo de destruir esse algo de belo que existe em você
Essa sua visão romantica e quase-sempre otimista do mundo
Mas ao mesmo tempo, esse seu dom de acreditar acabava me intoxicando.
Me afastando.
"E se Steinn tiver razão?"
As vezes é difícil saber se estamos lutando pelo certo não é?
Você me ensinou muita coisa. Graças a você, à sua presença, que eu me interessei por filosofia.
Eu espero que você ache seu caminho.
Eu sei que é dificil esse vazio
Mas no fundo agente sabe. O vento nos sussura segredos.
E quanto menos esperamos as coisas acontecem.
Acho que sinais nunca vem quando estamos esperando por eles.
-Nós fazemos o máximo que podemos no momento pra ser quem somos ao máximo
E isso tudo tem que servir. Se não servir nós mudamos e crescemos.
E sempre vamos nos adaptando mas sempre seguindo nossos ideais.-
Você tem um grande coração.
Uma grande alma.
Nossa sinfonia continua tocando ao longe.
Mesmo que não seja a atração principal do concerto.
Tudo há seu tempo e lugar.
Espero que algum dia você possa achar suas respostas.
Do mesmo modo que procuro as minhas.
Um grande abraço
E feliz aniversário