Vou resumir um pouco das coisas que aprendi.
1. Liberte-se e deprograme-se. Livre-se de tudo que parece não funcionar na sua vida. Duvide de qualquer certeza, Não tenha medo da duvida. Pare de se preocupar com o que não pode ser resolvido, ou o que não tem solução. Pare de mendigar felicidade, de viver de estilhaços.
2. Desapegue-se de conceitos e expectativas. Não crie preconceitos com palavras. Religião, Deus, Biblia, Esquerda, Socialismo, Vegan, Gay, Negro, Preconceito... Palavras que parecem pesadas e cheias de significados que devem ser desconstruidos sem medo. Não tenha medo de palavras ou conceitos.
3. O mundo não te decepciona. Você sim se decepciona. A decepção é a inutil tentativa de ir contra a realidade em que se vive por preferir uma idealização criada por você mesmo. Simplesmente aceite o mundo como é, com suas falhas, virtudes, mudanças, erros. Deixe de culpar as pessoas por seus pecados pessoais.
4. Tente evitar usar o pronome "eles" e sempre que usar, reflita sobre o que você realmente está dizendo. Evite qualquer pensamente separatista que te afaste ou te separe de determinado grupo. "Os religiosos", "Os crentes", "Os ignorantes", "Os homossexuais", "eles", "eles", "eles". No fundo somos todos unicos, não existem "eles", existe "eu" e o "mundo" e todos somos um.
5. Não tenha medo de esperar. O mundo não vai acabar amanhã, e mesmo que acabe, não há nada que possa ser feito. Não crie ansiedades desnecessárias. Faça o que você puder fazer, de o maximo de si, mas pare de se frustrar por falhas e conquistas. Pare de tentar suprir as expectativas do mundo, e tenha mais orgulho de si.
6. Evite machucar os outros. Ninguem gosta de ser machucado e no fundo você sabe que mesmo que você se sinta bem por um tempo, aos poucos você começa a se perder em tanto ódio. Mas lembre-se do numero 3, não tenha medo de quebrar expectativas, elas não são sua culpa. Saiba filtrar o que vem de você e o que não vem.
7. (Que duvida que ia ser o ultimo). Não tenha medo da verdade. Não tenha medo de ponderar o que parece irreal. Não tenha medo de dizer pra si mesmo o que está errado, o que está certo, o que deve ser mudado e o que não funciona mais. Pelo menos pra si mesmo, seja verdadeiro, saiba quem você é. Se for mentir, minta. Se for ser injusto, seja. Mas faça isso com sinceridade. Por incrivel que pareça, muitas mentiras e problemas podem ser evitados com uma simples conversa consigo mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário