quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Descarrego (Ou sobre o que significa realmente cativar )

Eu fiz um amigo novo. Esse amigo é divertido e incrivelmente legal de se estar por perto. Mas ele me suga. Ele é quase um stalker. Hoje ele deixou de entrar no onibus pra me seguir até em casa. Ele está apaixonado por mim. Porque? Porque ele está em meio a trevas. Ele é um vacuo em pessoa. Eu sinto isso. Ele suga toda energia em volta dele. Há uma atmosfera horrivel ao redor que suga. É uma energia que tem uma grande afinidade com a minha. Eu conheço a dor dele. Eu já estive onde ele esteve. Ainda assim. Eu sai. Eu venci. Eu lutei. Mas parece que ele quer desistir. E ele me usa como fonte de energia. Ele me absorve. Ele me suga. Uma energia positiva que eu lutei durante muitos anos pra conquistar.
Eu gostaria de ajuda-lo. Mas como eu posso ajudar? Alguem que não quer ser ajudado? Alguem que quer se embebedar pelas trevas. Alguem que não tem a coragem de lutar pra sair dessa depressão? Eu me perguntava isso quando comecei a entende-lo. Ele diz que nunca teve amigos. Que passou grande parte da vida sozinho. E que eu fui um dos primeiros amigos dele. Mas ainda assim. Ele faz comigo o que um dia eu fiz com outro amigo meu. Eu tive medo. Medo de perde-lo. Eu queria provas de que nossa amizade era real. E todo dia. Toda hora. Eu queria que ele me desse provas de que ele continuaria meu amigo. E é isso que eu sofro. Ele espera que eu prove toda hora que sou amigo dele. Ele quer que eu prometa espera-lo quando estiver ausente. Ele espera que eu seja capaz de 24 horas de convivio.
Talvez eu esteja exagerando (sempre exagero algumas coisas, mas ainda assim ajuda a ilustrar o que quero dizer)
Isso tudo me fez pensar e finalmente entender. O porque.
Nao era realmente culpa do outro. Porque o que é uma amizade afinal? Não existe numa amizade "se voce fosse meu amigo voce faria tal coisa". Porque? Porque nao existe cobranças em amizades. Ao menos não deveria existir. E isso me lembrou numa historia sobre o Pequeno Principe.

“ Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra. Os teus me chamarão para fora da toca, como se fosse música.”

E eu comecei a pensar o verdadeiro significado de Cativar. E é isso que realmente é uma amizade. Quando você cativa alguem. Quando você cativa alguem, esse alguem vai gostar de você sempre. Vai gostar de ser seu amigo. Vocês vao discutir, brigar, as vezes. Mas ainda assim, a amizade perdura. Porque? Porque criou-se um laço. Que une duas pessoas. E isso continua por muito tempo. Como diria Stephen King, "Um Ka-tet só é desfeito com morte ou com traição".
Então eu finalmente entendi. Porque se preocupar? Cobrar? Eu posso contar com dois exemplos de amizade que são realmente interessantes pra mim. Onde não há cobranças. Onde tudo é natural. Tudo FLUI. As coisas simplesmente são. Nossas afinidades simplesmente são paralelas, e mesmo estando separados, conseguimos nos juntar quando podemos pra comer uma batata frita e contar sobre nossas vidas.
E eu tento com todas minhas forças trazer minhas amizades pra esse nivel. E creio que algumas mudaram bastante desde então. E é verdade o que dizem. "Amizade são como as estrelas, não precisamos ve-las pra saber que estão lá" Não precismos de provas. De certezas. Não precisamos ouvir todo dia um "eu te amo, meu amigo". As vezes basta você ter fé numa amizade. Acreditar que se duas pessoas estão unidas por um laço. Não importa o quanto o tempo passe. A amizade perdura. Mesmo ao fundo. Suave.
E é isso que eu aprendi. Depois de tudo. Eu finalmente obtive uma resposta.

Nenhum comentário: