quinta-feira, 24 de março de 2011

Uma queimação que vem de dentro...

...chamada solidão

A dor do só as vezes abate, hoje com mais força. Porque? Sem um motivo específico, só que de repente você se vê sozinho. Quando todas as pessoas parecem desaparecer e mesmo as que restaram não te satisfazem. Você quer alguem com quem contar, você quer alguem com quem você possa passar o resto do tempo pensando, você quer alguem pra sofrer. Porque não importa o que acontece, você deu forma a algo variável, obscuro e nebuloso. Mesmo que por pouco tempo, você passa a ter um porto seguro, uma praia de ondas calmas onde voce pode simplesmente boiar e direcionar toda sua atenção, felicidade e amor.
Mas as vezes me pergunto se isso é algo natural do ser humano. Schopenhauer diria que o amor não está ligado a felicidade. Que nossa insistencia em dar uma importancia tão grande ao amor esta subconscientemente ligada ao "Will of Life" ou seja a procriação. O que me leva a refletir se essa condição de amor ligada à felicidade, ou seja os romances, surjam simplesmente pela convivência social, sendo apenas uma convenção de como o amor deve ser talvez?
Eu sinceramente não acredito que Schopenhauer esteja certo. Não pela visao romancista do mundo; de tentar querer que o mundo seja um faz de conta. Mas se o will of life é pré requisito para a existência do amor, então caso o Will of Life não possa existir, logicamente não existiria o amor. Então a partir de um momento que um casal não possa ter filhos, logicamente o Will of Life não pode existir e se concretizar. nosso subconsciente diria "não há como você espalhar sua geração com essa parceira".
Sendo assim será que o amor simplesmente acaba assim?
Eu diria que tem algo maior e mais importante que o "Will of Life", que a meu ver não passa de uma desculpa pra quem se culpa demais por amar e precisa se convencer que amar é algo inevitável.
Segundo Schopenhauer também as pessoas tendem a amenizar as diferenças, ou seja, procurar parceiros que compensam determinadas caracteriscas (pessoas altas se apaixonam por pessoas baixas, etc) O que nos leva a crer que existiria supostamente uma direção tendendo a um equilibrio com o passar do tempo. Mais pessoas medianas. O que também não chega a se concretizar.
Talvez eu esteja me exacerbando em diversas partes, que eu sei que existe um contraargumento, mas se levantarmos essas questoes acho que talvez possa chegar a algum lugar diferente do que a natureza selvagem do ser humano

Nenhum comentário: